sexta-feira, 17 de maio de 2013

Imagem, reputação e identidade: revisitando conceitos



Wilson da Costa Bueno*

      A literatura em Comunicação Empresarial tem, ao longo do tempo, incluído conceitos novos ou reformado outros  que, pelo seu uso (ou abuso), mais confundem do que esclarecem.
      Os conceitos de comunicação integrada, responsabilidade social, comunicação estratégia e mais recentemente o de sustentabilidade, por exemplo, freqüentam com desenvoltura o discurso empresarial,  ainda que seja difícil encontrá-los em seu sentido pleno, por falta de refinamento de quem os usa ou mesmo por má fé daqueles que insistem em avacalhá-los.
      Os conceitos de imagem, reputação e identidade sofrem do mesmo processo de esvaziamento, certamente porque utilizados às escancaras, em qualquer situação e mesmo como sinônimos, acabam não significando coisa alguma.
      Talvez seja o momento de definirmos alguns parâmetros para identificá-los, e ainda que sem a precisão adequada (talvez fosse mesmo necessário um espaço e tempo maior para isso), estarmos pelo menos empenhados em separar o joio do trigo. Leia mais.

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