A primeira barreira para o problema de comunicação das empresas é a cultural.
Uma empresa é composta por pessoas de diferentes níveis, socias e intelectuais. Cada indivíduo possui valores diferentes, ideais, e só isto já é o suficiente para que ruídos apareçam.
O líder tem um papel fundamental na comunicação interna da empresa, porque é ele quem promove o engajamento necessário entre os funcionários. Uma comunicação interna e direta do líder faz com que o funcionário sinta confiança, e principalmente, percebendo como seu trabalho é importante para o crescimento da empresa.
Existem alguns pontos que necessitam ser melhorados quando falamos de comunicação interna, tais como:
§ Uma das estratégias seria segmentar o público interno de acordo com a necessidade de informação.
Cada setor poderia utilizar a plataforma de colaboração on-line para conversar sobre demandas e tarefas, e definir talvez tipos de mensagens para determinados grupos de assuntos.
Poderia segmentar sua comunicação mas sempre lembrando de transmitir para um sistema integrado de comunicação, sendo assim, a plataforma poderia atuar em todos estes momentos.
Nesta conversa on-line na plataforma poderá surgir ideias também até mesmo de novos canais de comunicação.
Um colaborador moderno pode introduzir estas ideias novas de gestão, através deste tipo de plataforma citada, além de buscar implantar na empresa outras ferramentas que já fazem parte da rotina dos funcionários quando não estão no trabalho.
Um exemplo disso seria criar uma rede social corporativa, na qual poderia se transformar em um canal corporativo de discussão. Seria ali compartilhado e ampliado conhecimento, facilitaria o contato com clientes e fornecedores, entre outros.
A tecnologia vem para somar, mas não podemos esquecer que a comunicação, seja qual de qual forma for, trabalha com pessoas, portanto um relacionamento humanizado é e sempre será a base para alcançar o sucesso nas relações interpessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário