Desde que os meios de comunicação começaram a cobrir as competições esportivas, os atletas passaram a se preocupar mais com a imagem que chegava até o público. Além do desempenho esportivo, as atitudes, opiniões e comportamento fora de campo passaram a ser acompanhadas pelos fãs da modalidade e aqueles alheios ao esporte.
A entrada do Marketing Esportivo nas competições, no início da década de 70, mudou mais uma vez este cenário. Os praticantes não representavam apenas a si ou a um clube, mas também marcas valiosas e grandes empresas de diferentes setores. Este comportamento atingiu seu auge, a meu ver, com o jogador inglês David Beckham. Bom jogador, mas que sempre apareceu mais por seu “marketing pessoal” (é um cara bonito e casado com uma ex-cantora conhecida mundialmente) do que pela qualidade de seu futebol dentro de campo.
Escrevi tudo isso para falar sobre o ex-são-paulino Lucas, atualmente no Paris Saint-Germain (
onde é companheiro de Beckham). Garoto bom de bola e focado na carreira, o atleta tem usado a imagem de bom menino para ganhar a simpatia até de quem não curte muito o esporte bretão e, assim, ser alvo das empresas que querem se associar a sua imagem.
Hoje ele conta com o patrocínio de Adidas, Guaraná Antárctica e Procter & Gamble.
O jogador Lucas é um exemplo de atleta com imagem bem trabalhada, alinhada ao bom desempenho esportivo
Hoje ele conta com o patrocínio de Adidas, Guaraná Antárctica e Procter & Gamble.
Nas mídias sociais, o jogador tem pouco mais 516 mil seguidores no Facebook e 859 mil no Twitter. Lucas e sua equipe usam estas ferramentas para informar os fãs sobre os próximos jogos do time francês, convocações da Seleção Brasileira e algumas mensagens pessoais do atleta, como agradecimentos a Deus e à sua família por tudo que conseguiu até aqui na carreira.
Outro diferencial é da “marca Lucas” é que ele tem ganhado experiência internacional após sua transferência para a Europa. Com isso, ganhou moral com aqueles que acompanham seu desempenho em campo, pois está disputando competições de alto nível e tem se saído relativamente bem até agora. A declaração do ex-jogador Zico, dizendo que Lucas pode ser mais que Neymar na Copa, é um retrato disso.
Estes dois fatores (boa imagem fora de campo e desempenho técnico em alto nível) são essências para a construção de uma imagem positiva de um atleta. Na era do esporte profissional, este pode ser um grande diferencial que vai ajudar o atleta em toda sua carreira e, inclusive, após sua aposentadoria.
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