“A palavra comunicação vem do latim cummunis que traz a ideia de comunhão. Comunhão significa, de maneira restrita, comungar, participar em comum, transmitir, compartilhar, e é nesse sentido que entendemos comunicação: Tornar comum, fazer saber, estabelecer comunhão por meio do intercâmbio de informações. O fenômeno da comunicação vem sendo amplamente estudado como resposta imediata ao crescimento de sua importância em nossa sociedade. A comunicação tem alterado profundamente a dinâmica das relações entre as pessoas, porque tem permitido, graças à tecnologia, a multiplicação quase ilimitada de contatos entre os indivíduos, ultrapassando barreiras tanto culturais quanto de distância e vencendo resistências sociais. A comunicação no mundo pós-moderno altera suas dimensões. O homem agora, de sua casa, é um actante no universo. A comunicação é algo que aprendemos a fazer. Não somente aprendemos a nos comunicar, mas também usamos a comunicação para aprender como nos comunicar, mas também usamos a comunicação para aprender como nos comunicar. Nossas experiências incluem a lembrança de pessoas falando e gesticulando para nós. Aprendemos como fazer as coisas pela prática, empiricamente, por meio da tentativa e do erro. A maior parte de nossas experiências em comunicação é fruto de aprendizado.” (PEREZ, BAIRON, 2002: 13)
PEREZ, Clotilde, BAIRON, Sergio, Comunicação & Marketing, São Paulo: Futura, 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário